Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
18 avril 2014

Mandala da Família - uma mandala feita na alegria!!!

IMG_5028

Parar um momento e refletir sobre nossa família, o espaço e o tempo que ela toma em nossas vidas, o espaço e o tempo que nós mesmos temos em nossa família pode ser necessário em determinados momentos de nossa existência. Longe de julgar nossos familiares ou ainda, à nós mesmos, refletir sobre a família pode vir à ser um momento de compreensão e mudanças e nos levar, em seguida, à transformação. Claro, uma transformação em busca do melhor para cada um de nós e de certa forma, o melhor para nossas famílias também (dentro do possível pois nós podemos apenas mudar à nós mesmos e não nos cabe ou ainda nem sempre podemos mudar o outro – cada indivíduo é responsável por si mesmo).

IMG_5027

mandala ainda sendo colorida

Refletir sobre a família nem sempre pode vir à ser algo fácil. Se para alguns pensar na família é um momento de alegria, para outros pode vir à ser um momento doloroso. Porém, muitas vezes – doloroso ou não – é um momento necessário e mesmo essencial para avançar em nossas vidas. Como já foi dito acima, não se trata de um momento de julgamento, nem para si e nem para os outros. Se a família, em muitos casos, pode ser a causa de alguns de nossos problemas, ela também pode trazer a solução para muitos de nossos problemas atuais. O importante é sobretudo  focalizar-se na solução e não no problema. E isso vale para tudo em nossa vida.

IMG_4163

mandala finalizada

Se para você, refletir sobre a família – sobre a sua família, em especial – é algo penoso, saiba que você não precisa passar por esse processo sozinho. Você pode buscar uma palavra amiga ou o conselho ou orientação de alguém que você confia ou ainda, procurar uma ajuda especializada. A arteterapia e o trabalho com as mandalas poderão te acompanhar nesse momento, se você desejar.

IMG_5029

Traçar ou colorir uma mandala pode trazer uma calma interior muito necessária em momentos onde o emocional tem altos e baixos. Além disso, a mandala ajuda à ver claramente alguns pontos ainda um pouco nebulosos dentro de si. Claro, é importante ressaltar aqui que a mandala é uma técnica que ajuda mas que não faz milagres ; ela não traz nenhuma solução mágica em um estalar de dedos e nem te dirá que tudo estará bem quando estiver terminada. Não, não se trata disso. A mandala acompanha mas o trabalho à ser realizado é nosso. A mandala acompanha em momentos da vida onde é preciso retirar um peso para poder avançar na vida, onde é preciso ter força e coragem para dar o primeiro passo de vários outros que ainda virão construir o nosso caminho.

IMG_5030

O peso de um emocional desarmonioso reflete-se em nossa vida, muitas vezes, de maneira negativa. Em alguns casos, é preciso ver a situação com uma certa distância para não sofrer todo esse peso e oscilar em atitudes que podem vir à trazer algum desgosto ou arrependimento futuros. Retire-se um momento da correria da vida e com uma mandala nas mãos – para colorir ou ainda, traçar – deixe vir os pensamentos e deixe-os partir. Simplesmente não retenha nada consigo. Reflita sobre o que é importante para você e sua vida sem julgar-se ou julgar os outros ao seu redor como seus familiares, por exemplo. Não se deixe abalar emocionalmente. Mantenha a sua calma. Mantenha sua serenidade. Reflita sobre seus objetivos atuais, como você pode fazer para atingi-los e o que precisa ser mudado na sua vida atual. Saiba que toda mudança leva tempo e que na maioria das vezes, você deve ser paciente consigo mesmo e sobretudo com os outros (e sua família).

IMG_5031

Concentre-se nas soluções e dê um passo de cada vez. Lao-Tsé*, há mais de dois mil anos atrás já dizia : «Um caminho de mil milhas começa com um primeiro passo

Criação da Mandala e texto de Veruscka Rocha

Nota:*Lao Tsé ou Lao Zi, foi um famoso filósofo chinês que viveu aproximadamente no século VII a.C., durante as Cem Escolas de Pensamento e o Período dos Reinos Combatentes. A ele é atribuída a autoria da obra fundadora do Taoísmo: o "Tao Te Ching ». Lao Tsé teria sido um contemporâneo de Confucio. 

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu ! 

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 047
Publicité