Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
20 avril 2014

Ovos coloridos de Páscoa - Feliz Páscoa!

É Páscoa e no ateliê de arteterapia, eu preparei um ateliê baseado no simbolismo intimamente ligado à essa celebração : o ovo. Neste caso, o ovo colorido.

IMG_4146

As crianças adoram decorar os ovos de Páscoa e os adultos também! Além disso, o ovo traz uma símbologia tão rica que é possível de se trabalhar de várias maneiras, num trabalho que nos oferece encontros, surpresas, trocas e quem sabe, um verdadeiro renascimento.

IMG_4138

 O Ovo de Páscoa – Um pouco de história1

O Ovo de Páscoa é um símbolo cristão; ele é geralmente decorado e comestível.

O ovo é parte integrante da mitologia de várias culturas e está presente em contos, lendas e histórias de várias civilizações pelo mundo. O costume de oferecer ovos decorados de presente é bem anterior ao Cristianismo: os persas, os egípcios e outros povos antigos ofereciam ovos decorados e/ou pintados como símbolo do novo, do renascimento.

IMG_4145

No Cristianismo, eles simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo: assim como Jesus ressuscitou e deixou o sepulcro, o pintinho nasce e deixa o ovo.

Uma lenda ortodoxa conta que Maria Madalena2 ao encontrar o imperador romano Tibério disse-lhe : «O Cristo ressuscitou ». O imperador, duvidando de suas palavras, começou a dizer que ninguém volta dos mortos e que, portanto, o que ela lhe dizia era tão impossível de acreditar quanto um ovo branco se tornar vermelho.

Maria Madalena lhe estendeu um ovo de galinha que trazia nas mãos e Tibério ainda não tinha terminado de falar que o ovo já havia se transformado de branco para vermelho. A partir de então, em algumas partes do mundo – como a Grécia, por exemplo - os cristãos passaram a se presentear com ovos coloridos.

IMG_4147

Em outras partes do mundo, durante o período da Quaresma era proíbido comer ovos. Os ovos eram, então, guardados durante toda a Quaresma até a Páscoa, quando eram benzidos, decorados ou coloridos e distribuídos ás crianças.

IMG_4115

Hoje em dia, muitos países – dentre eles o Brasil – continua a tradição de presentear ovos por ocasião da Páscoa na forma de deliciosos ovos de chocolate !

Desde sempre e ainda hoje, o ovo é símbolo de fertilidade, de renascimento – de vida nova !

 Ateliê de ovos decorados !

Pintar, colorir, decorar estes ovos é um momento de descontração e prazer que exige também uma certa concentração e atenção : o ovo é frágil e é preciso cuidado para não quebrá-lo. Na vida também é preciso cuidar do «novo» para que ele fique resistente e não se «quebre» em seus primeiros momentos de existência…

IMG_4139

O ovo ganha novas cores e sua casca se transforma : viva o renascimento!

Para este ateliê, o arteterapeuta pode usar ovos naturais (de galinha, pato, codorna etc) assim como ovos de plástico, papel, papelão ou outro material segundo o objeto de atenção e o objetivo que o arteterapeuta busca na realização do ateliê. Neste ateliê, foram utilizados ovos de galinha. Em geral, para pintar os ovos, é preferível esvazia-los de seu conteúdo (clara e gema) – o que aqui não foi feito.

IMG_4120

Que colorido os ovos desta criança de 10 anos !

Mais tarde, estes ovos serão quebrados e seu conteúdo será utilizado em alguma outra atividade, por exemplo, uma omelete ou um bolo realizado em família ou entre amigos (visto que as crianças e os adultos levaram os ovos para casa). Ficou combinado3 que todos guardarão as cascas dos ovos e as trarão de volta ao ateliê onde todas estas cascas serão utilizadas para a « construção » de um mosaico individual4. Assim, com a nova vida sempre vem a transformação !

IMG_4140

Boa Páscoa à todos os leitores e os seus e até um novo encontro neste mesmo blog!

Por Andréia Veruscka DA ROCHA

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu!

Veja também mais um artigo dentro deste tema AQUI.

Notes:

1 – Fonte : Wikipédia

2 - Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, sendo celebrada no dia 22 de julho.

3 – Claro, entre todos os participantes do ateliê que o desejarem ; nada é imposto ou forçado neste ateliê – apenas sugerido e «guiado» pelo arteterapeuta.

4 - Há também a possibilidade de um trabalho em grupo com o mosaico coletivo.

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 883
Publicité