Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
14 décembre 2014

Mandala do Coração (oficina e curso) / França

Mandala do Coraçao centrominha mandala do coração na oficina de mandalaterapia em Valbonne (14/12/14)

No ateliê de Mandala e Arteterapia que costumo participar com a arteterapeuta Martine Marie em Valbonne, o tema desta sessão foi o coração, ou melhor, a Mandala do Coração. Eu não estava sozinha, nós éramos um grupo de colegas, amigos e algumas pessoas que, pela primeira vez, participavam de uma sessão de arteterapia com a mandala. Assim que chegamos, logo ficamos à vontade com o ambiente, com os participantes e claro, com a doçura da arteterapeuta que é muito importante, à meu ver…

mandala do coraçao1

Chegando na cidade de Valbonne (França), no local onde o trabalho de Mandala e Arteterapia acontece.

Inicialmente, trabalhamos os primeiros traços da mandala onde tivemos por base diferentes modelos de coração – à nossa escolha – e, em seguida, o restante da mandala ficou por nossa conta! Claro, seguimos as direções e indicações propostas pela arteterapeuta e cada um usou suas próprias idéias, escolhas e criatividade. Mesmo que a mandala seja, no princípio, orientada, ela é sempre livre e sempre única.

mandala do coraçao3

Do coração provém tudo, então, se trabalharmos o coração, se investirmos no coração, se decidirmos mudar o coração, trabalharemos e mudaremos muita coisa dentro de nós em profundidade… Ou ainda, saberemos um pouco mais sobre o nosso coração e, em consequência, sobre nós mesmos.

Pesagem do coraçao

Momento em que a alma é pesada. Na balança, o coração e a pluma de Maat. Anúbis segura a mão do morto e precede a balança onde Anmit, a Devoradora, aguarda a pesagem. O deus escriba Thoth anota tudo que acontece durante a pesagem.

Os antigos egípcios acreditavam que o coração era a morada da alma. Por essa razão, o coração tinha uma grande importância no mundo espiritual egípcio. Após a morte, o coração do morto deveria ser pesado juntamente com a pluma da deusa da verdade e da justiça, a deusa MAAT. Se o coração fosse mais leve, a alma do falecido poderia partir em paz ao além. Caso o coração pesasse mais do que a pluma, a alma seria devorada por uma terrível deusa-monstro meio crocodilo, meio hipopótamo e meio leão chamado Anmit. Para os egípcios, o coração caminhava junto com a verdade e a integridade e por isso, era impossível que ele mentisse. O coração não pode ser aquilo que ele, na verdade, não é. As pessoas podem usar máscaras e fingir o que não são na aparência, mas o coração é o que é. Por isso, Anmit aniquilava os corações maus que, para os egípcios, seria melhor mesmo não existir nesse mundo.

Maat

a deusa MAAT: deusa da Justiça, da Verdade, da Ordem e do Equilíbrio do Mundo

Os egípcios não foram os únicos à pensarem assim. De certa forma,  o coração possuí uma extrema importância em praticamente todas as culturas existentes até hoje - o que é perfeitamente compreensível – visto que o coração é essencial para a vida; sabemos que um corpo não vive sem coração! Por isso, ele é mesmo a fonte da vida em muitos mitos e contos antigos.

hestia Blyolvos

Tapeçaria Hestia Blyolvos (Egito, 44x53), Dumbarton Oaks Collection, Washington D.C.

Na mitologia greco-romana, Héstia (para os romanos) ou Vestal (para os gregos) era a deusa do coração, aquela que guardava a «chama sagrada», afinal, um coração que não é aquecido, que não arde, do qual a chama não está acesa é um coração morto, ou nos melhores dos casos, adormecido. Por isso, Héstia/Vestal era também considerada a divindade dos lares, da família: uma família onde há coração é uma família aquecida, iluminada. Daí, vêm que o fogo, a chama, a lareira é associada à Héstia/Vestal.

Vestal by Raffaele Monti

The Veiled Vestal Virgin* (algo como A Vestal Virgem Velada), do escultor, autor e poeta italiano Raffaele Monti (1818-1881) e que encontra-se atualmente na Chatsworth House, em Derbyshire, na Inglaterra.

Na Bíblia, o Livro de Provérbios também atesta que o coração e a integridade devem caminhar juntos e que devemos ter um cuidado muito especial com nosso coração, nossa alma, nosso espírito :  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes.» (Provérbios 4,23) Do coração estão as questões da vida, os resultados, o fruto que nós produzimos em nossas vidas. Portanto, o coração e o que está nele determina o fruto que surge dele. Por essa razão, nada adianta tentar ser o que não é, ou seja, ter uma aparência, um jeito de ser que não corresponde à verdade de seu coração pois, um dia ou outro, isso acaba por ser descoberto: «A boca fala do que o coraçao está cheio.» (Mt 12,34) Em outras palavras, você pode apenas dar o que o seu coração tem, você é aquilo que o seu coração é. E para aqueles que tentavam e ainda tentam (mesmo sem saber), através de máscaras, ser o que não são na realidade seus corações, a Bíblia complementa: "...Deus vos conhece os corações." Deus conhece todos os corações e não os julga. Deus sabe realmente quem você é no mais profundo do seu coração.

mandala do coraçao2

"Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações." Lucas 16,15

Um dos textos mais sagrados do Budismo é o Sutra do Coração, também conhecido como Sutra da Perfeição da Sabedoria pois, para os budistas, coração e sabedoria fazem parte de um mesmo caminho. Lao Tsé, no Tao Te Ching, disse : «O sábio não tem coração estreito / Inclui no seu coração o coração dos outros / Ele é bom com os bons / E bom também com o não-bons / Porque sua íntima atitude / Só lhe permite ser bom ». O coração, na sua intímidade é o que é. Se ele é justo, ele é justo consigo e com todos!

Sutra do coraçao de 1846

Sutra do Coração, China (por volta de 1846)

Lao Tsé, Quanzhou, China, site of Mt Qingyuan, 6th century

"O agradecimento é a memória do coração." frase de Lao-Tsé, importante filósofo da China antiga, também conhecido como o autor do "Tao Te Ching", a obra basilar da filosofia taoísta. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo pois os zen budistas associam o processo de domesticação deste animal ao caminho da iluminação.

Em todas as culturas, em todas as épocas, o coração é a representação da alma e de sua integridade. Trabalhar o nosso coração para o melhor, é permitir que nos tornemos seres cada vez melhores e, conseqüentemente, teremos um mundo melhor. Tão simples e tão complexo !

Certamente, a Mandala do Coração é uma maneira simples de trabalhar o nosso coração, o nosso interior – mas ela representa um passo para aqueles que desejam entrar neste caminho que certamente nos leva ao melhor de nós mesmos. Um longo caminho que vale à pena e que ineluctavelmente, todos – mais cedo ou mais tarde – seguirão.

Eu te deixo, então, em companhia desta linda Mandala do Coração e te convido à parar, se dar um tempo e trabalhar sua Mandala do Coração com todo o seu coração.

Se você desejar colorir esta mandala, clique AQUI ou procure em Categorias: Mandalas para Colorir.

Mandala do CoraçaoNB

Traçada...

Mandala do Coraçao5

Colorida...

 Mandala do Coraçao centro

Brilhante... Vibrante...

Mandala do CoraçaoViva!

texto: Andréia Veruscka

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

NOTAS: *Você pode ver esta sublime Vestal no filme Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice) de 2005, do diretor Joe Wright, com os atores Keira Knightley e Matthew Macfadyen. Além de tudo, o filme é excepcional!!!!

orgulho-e-preconceito

💗

mandala do coraçao4

Se você desejar, copie e imprima esta Mandala do Coração para colorir em casa. Clique AQUI.

Mandala do Coraçao blog

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
C
Por tempos sofri por ter uma inocencia absurda hj sei q e bom ter um bom coraçao mas ser cuidadoso c quem se lida.o texto foi muito esclarecedor p.mim obrigado bjs
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 573
Publicité