Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
23 décembre 2013

A Tradição do Presépio no Natal (PARTE 1)

Em várias partes do mundo – de tradição cristã – é muito comum ver o Presépio por ocasião do Natal. Mas você sabe o que é um Presépio? Você realmente sabe?

petit-jesus

Típico presépio provençal ("santons" do sul da França) 

O Presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na companhia de seus pais, José e Maria. Depois de muito tempo à procura de um lugar para se repousarem, José e Maria tiveram que pernoitar nas imediações de Belém. No presépio, é muito comum ver a Santa Família numa gruta ou cabana mas a Bíblia não menciona exatamente o tipo de local onde passaram a noite.1

De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um jumento) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos (ou astrólogos, a Bíblia não diz se eram três) vindos do Oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.

O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão (o sofrimento que Jesus viria à ter no futuro) e o incenso é oferecido a Deus: representa a divindade de Jesus. Algumas culturas apenas colocam os três reis magos no presépio no dia 06 de janeiro: dia em que encontram pela primeira vez o Menino Jesus (Epifania).

IMG_2123

Exemplo de presépio tradicional (Italia) e, ao lado, os três Reis Magos – artesanato provençal (sul da França).

Os três Reis Magos - Gaspar, Baltasar e Belchior - representam os povos pagãos. Eram considerados sábios. Na verdade, em nenhum momento é mencionado que eles eram reis e sim sábios que vieram ver o menino Jesus. Estes três nomes simbolizam as raças distintas, representando a universalidade da Salvação.

Foi São Francisco de Assis, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje – isso em 1223, na cidade de Greccio, Itália. O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, onde foi improvisado um altar para celebrar  a missa da meia-noite, na qual o próprio santo pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.2

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.

IMG_2121

  São Francisco de Assis e Presépio – artesanato das Figureiras de Taubaté (artesanato do interior de São Paulo).

No Brasil, o presépio ganhou características culturais próprias e é encontrado por todo o país. Em muitos estados do Nordeste, até hoje a montagem dos presépios é acompanhada de danças e festejos conhecidos como Pastorinhas, versões brasileiras dos autos de Natal, que eram encenações do nascimento de Jesus típicas de algumas regiões da Europa, como a Provença, na França.

      PRESÉPIOS AO REDOR DO MUNDO

Cada povo, com sua cultura diferente, transforma o presépio em verdadeiras obras-de-arte.

IMG_2085

IMG_2086

IMG_2081

IMG_2080

IMG_2082

IMG_2084

IMG_2087

IMG_2088

                                       PRESÉPIOS NO BRASIL

           A influência da cultura brasileira na arte do Presépio.

IMG_2058

IMG_2076

IMG_2063

IMG_2078

IMG_2066

IMG_2064

Atualidade: numa cidade do interior de Santa Catarina, um cãozinho que há muito perambulava pelas ruas, se aconchegou e adormeceu ao lado do menino Jesus em sua manjedoura. Ele encontrou reconforto em meio à Santa Família e, dias mais tarde, foi adotado – agora ele tem uma família.

PRESÉPIOS CONTEMPORÂNEOS

Uma outra maneira de ver e expressar a arte do Presépio.

  IMG_2108

O Presépio, muito mais do que uma decoração, abriga e nos faz refletir à vida que levamos hoje e ao nosso papel no mundo.  Mudemos para melhor. O mundo nos acompanhará.

VEJA A PARTE 2 DESTE TEXTO AQUI

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

1.NOTAS:

1 1 - A Bíblia não precisa nem que Maria teria ido à Belém nas costas de um jumento ou que José e Maria teriam ficado em uma gruta: "...e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lc 2,7) Aliás, muito do que sabemos sobre o nascimento do Cristo que é utilizado no Presépio, além das Escrituras de São Lucas, também é retirado dos Livros Apócrifos que são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico. Para alguns teólogos, e para a maioria dos historiadores, os livros do Novo Testamento, assim como os Textos Apócrifos, datam de muito tempo após a vida de Jesus, sendo alguns deles escritos mais de 200 anos após a morte e ressurreição, não podendo ser considerados fidedignos, ou seja, nem tudo o que neles fora escrito narra com precisão a verdade;

2 2 - Conta-se que enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1229 por Tommaso da Celano, biógrafo de São Francisco de Assis.

IMG_6665

Publicité
Publicité
Commentaires
S
Amei.Viva Jesus. Feliz Natal
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 112
Publicité