Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
23 décembre 2013

O Presépio no Natal: entre tradição e arte contemporânea (PARTE 2)

VEJAM A PARTE 1 AQUIIMG_2111

Presépios contemporâneos apresentados em Paris.

O presépio é uma tradição muito presente no Natal entre os cristãos em várias culturas diferentes pelo mundo e também, em várias partes do mundo, mesmo as mais longínguas.

Estamos tão acostumados ao Presépio que, muitas vezes, chegamos à esquecer a mensagem e o simbolismo do mesmo, caindo no risco de deixar o presépio passar por uma decoração de Natal, um enfeite que se monta e se desmonta por ocasião das Festas de fim de ano.

Mas o Presépio não é uma simples decoração de Natal -  ele vai além disso.

Em alguns países do mundo, cristãos massacrados pela ignorância e pela intolerância1, montam seus presépios sob o risco de serem mortos e nesse caso, o presépio é quase um grito de revolução, uma voz à mensagem de Natal e sobretudo, uma maneira de professarem sua Fé na paz e não com armas nas mãos.

Em outras culturas, o presépio é união : pessoas vindas de várias lugares diferentes – família ou amigos – se unem por um momento e juntos, cada um participa à «construção» do presépio nem que seja através da posição escolhida para a manjedoura, da palha que recobrirá o chão ou do local escolhido para a permanência do presépio. O importante é que por alguns instantes, o tempo parou para a construção de uma mensagem de paz, de nascimento e de confraternização.

Ainda, há momentos que os presépios são utilizados como uma mensagem de reflexão sobre a família, nossa atuação como pais, filhos, companheiros e companheiras unidos por laços de amor, amizade, respeito ou de sangue… E sim, o presépio faz refletir.

IMG_2110

Meu presépio preferido : ALTA ESFERA.

Mandala, Luz e música de fundo em aramaico.

Convite à meditação e à interiorização profunda.

E dentro desse contexto de reflexão, alguns artistas decidiram utilizar a arte contemporânea e a idéia do presépio para trazer uma nova visão do presépio e fazer com que as pessoas – tão acostumadas à imagem tradicional do presépio de Natal – parem, sintam, questionem e vejam de maneira diferente (sobretudo diferente do que estão habituadas) o presépio de Natal e suas atuações pelo mundo.

Claro, este tipo de proposta não agrada à todos – sobretudo quando tocamos na imagem ligada ao Cristo, à Santa Família e ao Sagrado. Mas uma das propostas da arte contemporânea é justamente «mexer com as pessoas», «fazê-las sair de seus mundos» e refletir sobre o seu interior e também o exterior que as envolve.

Proposta nem sempre fácil.

Em Paris, a igreja La Madeleine2 «comprou» essa proposta e já vem apresentando há alguns anos presépios tradicionais ao lado de presépios criados por artistas contemporâneos com esse objetivo de reflexão e espiritualidade  – tudo isso com um grande respeito à tradição.

 IMG_2031

Igreja "La Madeleine" ( Maria Madalena) em Paris.

Coloco aqui algumas imagens dos presépios tradicionais e também dos presépios contemporâneos que muitas vejam chocam, não agradam ou ainda, são motivo de entusiasmo e consideração. Sentimentos diversos, críticas jorram do interior das pessoas que os observam mas o importante é que cada um tem algo à dizer.

Através destas imagens, deixo que o leitor sinta por si mesmo estes novos presépios de Natal.

- Presépio de 2013 -

34461_creche-noel_440x260

Presépio virtual do artista Gaëtan Duthu, em 2013.

O artista nos coloca a seguinte pergunta: “Se o Cristo nascesse hoje, como anunciaríamos esta boa-nova?” Através da TV, das redes sociais, internet… É o público que responde à esta pergunta e « re-pensa » no Cristo, em sua vinda e em sua palavra na era em que vivemos hoje.

Nota: Presépio de 2013 : atualmente, visível na Eglise de la Madeleine, em Paris até 27 de janeiro de 2014.

- Presépios Anteriores -

IMG_2036

Josette RISPAL e seu presépio exótico feito de materiais diversos, em 2012.

Josette Rispal cria o presépio PRESÉPIO DE NATAL E OS RECENSEADOS (Crèche de Noël et les Recensés), utilizando material reciclável entre outros. Sem dúvida, o artista nos convida à pensar em fatos atuais como o desperdício de material, a imigração e a condição humana.

IMG_2030

Presépio contemporâneo de Sylvain Dubuisson: ALTA ESFERA (Haute Sphère), em 2011.

Este  presépio  é  feito  de  madeira  e  porcelana  onde  é  exposto  3  figuras:  um círculo, um disco e uma cúpula. O ambiente é "inundado" por uma música de fundo cantada em aramaico (língua de Jesus). Esta obra convida o público à meditação.

IMG_2035

"Eu sou a luz do mundo." - Mateus 5.14

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

NOTAS:

1 - Expresso aqui minha opinião pessoal : não importa a crença, a religião ou mesmo se o indíviduo é ateu – ele tem direito de expressar sua fé e/ou sua opinião sempre na tolerância e no respeito pelo outro. Por isso, coloco aqui «cristãos massacrados pela ignorância e pela intolerância» pois é a ignorância, o ódio e a intolerância que criam atos bárbaros. Neste artigo, falo de « cristãos » por se tratar do assunto do presépio e também um assunto tô muito atual, visto o aumento à perseguição aos cristãos em várias partes do mundo, mas infelizmente, também é uma triste realidade que um grande numero de indíviduos ainda são mortos, assassinados e massacrados sendo eles cristãos ou não. E como o nosso mundo é belo SIM, felizmente, ainda existem pelo mundo exemplos de pessoas e comunidades de crenças, religiões e opiniões  diferentes uns dos outros etc que vivem na tolerância e no respeito mútuo : eles aprenderam à se concentrar no que os unem ao invés de se massacrarem no que os desunem;

2 - LA MADELEINE : A Igreja da Madalena (em francês: Église de la Madeleine), é uma igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena, Paris (França). Ela se destaca pela arquitetura em forma de templo clássico grego. A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo refeita com planos de Guillaume Couture (1777). Durante a Revolução Francesa, as obras foram suspensas de 1790 a 1805. Em 1806, por conta da tendência anticlerical da época, se transformou em um templo em homenagem ao Grande Exército, função que desempenhou até a construção do Arco do Triunfo, que a substituiu nessa função.Em 1842, foi consagrada como igreja católica, função que continua desempenhando na atualidade. Fonte: Wikipédia

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 962
Publicité