Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
2 juin 2014

Inspiração Brasileira - arteterapia com Margot / Associação Margot (Association Margot à Nice)

Atualmente, tenho trabalhado temas sob inspiração da cultura e natureza brasileira nas sessões de Arteterapia que realizo com Margot.

IMG_4477

O Brasil é um país de cultura e de uma fauna e flora riquíssimas e extremamente diversificada e sendo brasileira, pensei em explorar de maneiras criativas e diferentes toda essa riqueza dentro de meus trabalhos de Arteterapia aqui na França, onde moro atualmente.

IMG_4474

Além disso, aqui na França, explorar a cultura brasileira através da Arteterapia, também oferece um acesso e/ou uma abertura ao conhecimento da cultura de um país que possuí muito mais riquezas do que aquelas que são exibidas regularmente dentro e fora do país e que, muitas vezes, se limitam às repetições tão bem conhecidas como o carnaval, o futebol, o samba entre outros.

IMG_3988

pinceladas de Margot para o BUMBA-MEU-BOI

Sabemos, porém, que o Brasil é mais do que isso. O Brasil oferece muito mais, sobretudo, no plano cultural. E é o que o Brasil tem de melhor à oferecer culturalmente que busco trabalhar em minhas sessões de Arteterapia. Relato aqui de maneira breve – e também através das fotos – alguns dos trabalhos realizados com e por Margot.

- Festa Junina e BUMBA-MEU-BOI -

IMG_3607

IMG_3729

Trabalhamos a pintura acrílica à partir de uma imagem de BUMBA-MEU-BOI, o que lhe agradou muito. Além disso, Margot adora o azul!

IMG_5058

Bandeirinhas de Festa Junina em papel de seda com a figura do BUMBA-MEU-BOI

Ainda dentro do tema do BUMBA-MEU-BOI, trabalhamos diversas cores sobre um suporte colorido (papel cartolina laranja, sendo a cor laranja sua escolha) e folhas de papel de seda em cores diversas. O papel de seda não lhe agradou muito mas pintar o boi do BUMBA-MEU-BOI foi algo que a divertiu. Uma vez a atividade terminada, um grande sorriso enfeitou seu rosto ao ver as bandeiras e o seu BUMBA-MEU-BOI expostos na sala de sua casa.

IMG_5052

IMG_5053

IMG_5054

outra atividade com Margot: pintura e montagem do BUMBA-MEU-BOI

 

- TURMA DA MÔNICA -

IMG_4220

Desta vez, utilizando uma técnica diferente - canetinhas e lápis de cor - Margot coloriu alguns personagens da Turma da Mônica pulando carnaval. No entanto, ficou claro que Margot prefere mais as tintas e os pincéis como material de trabalho.

 

- Grafismo Indígena e Natureza -

Trabalhei com Margot alguns grafismos indígenas dos índios brasileiros e sua relação com os animais.

IMG_3450

Grafismo Indígena: peixe pacu - tinta-de-china azul turqueza sobre papel colorido

 

- Flora e Fauna Brasileira -

Também utilizei algumas imagens de flores e frutos do Brasil em pintura. Particularmente, este trabalho foi um dos que senti Margot mais à vontade e com grande concentração no momento de pintar.

IMG_3709

Margot pinta um cafeeiro

IMG_3723

IMG_3724

 

- MANDALA com cores brasileiras -

Por fim, encerramos este artigo com uma mandala colorida com as cores "tipícamente brasileiras": verde, amarelo, azul e branco. Margot, como sempre, tem uma grande preferência pelo azul.

IMG_3413

IMG_3414

Todo esse trabalho dentro da temática brasileira foi realizado durante diversas sessões. Tudo foi pensado e dirigido de maneira à ser um trabalho de Arteterapia e não uma atividade lúdica ou apenas plástica.

Todas as sessões foram sempre muito alegres! Claro, afinal, ao trabalhar a cultura brasileira, a alegria vem  junto!

texto: Veruscka DA ROCHA

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

IMG_4893

Todas as fotos de Margot, de suas obras e/ou de su família foram postadas aqui neste blog com a permissão da Associação Margot (Association Margot) e de seus pais Sr. e Sra. ROUX, à quem agradeço sinceramente.

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 059
Publicité