Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
10 mai 2015

Exposição "Laca et Ouro da Birmânia" (Laque et Or de Birmanie)

054

Exposição "Laca et Ouro da Birmânia" (Laque et Or de Birmanie), no Museu de Artes Asiáticas, em Nice (França)

Dando uma volta no blog, dei-me conta que já faz algum tempo que não publico um assunto voltado à Arte por aqui. E olha, assunto sobre a Arte é o que não falta! Contudo, aqui eu quero publicar um artigo sobre Arte que também esteja ligado à minha experiência – à uma vivência pessoal. No vou procurar fotos na net e escrever um artigo à respeito! Então, fui dar uma olhada nas minhas fotos e me dei conta que tenho muita coisa legal pra colocar aqui e dividir com vocês.

080082Hoje, início o assunto com está lindíssima exposição: Laque et Or de Birmanie, traduzindo para o português, «Laca e Ouro da Birmânia», uma exposição com 200 objetos decorados e/ou revestidos de laca ou ouro, todos vindos da Birmânia.

070

detalhe de um desenho birmane sobre o muro do museu

Essa exposição aconteceu em 2011 no Museu de Artes Asiáticas, em Nice. Eu sei, já faz um boooooooommm tempo mas  como disse, resolvi tirar as «antigas fotos do baú» e postar aqui no blog para dividir toda essa beleza vinda de um horizonte tão diferente do nosso. Além disso, você verá que as mandalas estão bem presentes nessa exposição.

081«Laca et Ouro da Birmânia» (Laque et Or de Birmanie)

A Birmânia1 é um país situado no sul da Ásia que, apesar de possuir uma grande  diversidade de etnias, soube guardar uma identidade cultural extremamente forte – sobretudo no que diz respeito à utilização da laca e do ouro em suas artes.

103mapa da Birmânia apresentado na exposição

064

A exposição «Laca et Ouro da Birmânia», através de seus 200 objetos expostos, procurou mostrar a importância dessa expressao artística na vida cotidiana e religiosa dos birmanos.

063Mas o que é a laca? A laca é incrustação resinosa, produzida em certas árvores, resultante da secreção de insectos, como coccus lacca, encontrados em países do oriente como a Índia e a China.2 Muito comum nos paises asiáticos, a laca também foi muito apreciada no Ocidente, principalmente pela França no século XVIII.

077mesa em laca preta e laca vermelha

100A laca já era praticada na China por volta do século VI a.C., tendo atingido seu apogeu durante a dinastia Ming mas é na Birmânia que encontramos a excelência na utilização da laca através dos objetos fabricados pelos mestres birmanes, que eram, na verdade, artistas com grande conhecimento e habilidade na utilização da laca – e que realizaram obras que podemos qualificar de verdadeiras obras de arte.

090Vários objetos confeccionados pelos birmanos trazem o rítmos da história desse país há vários séculos. Por essa razão, vários objetos apresentados nesta exposição – que datam do século XIX – continuam os mesmos, sem nenhuma modificação nos dias atuais.

076

Influenciado pelo Budismo, a Birmânia desenvolveu seus objetos em laca e em ouro sob esta mesma influência, como é possível de se ver através de seus Budas e de seus objetos de oração. Alguns objetos ritualísticos em laca eram essenciais para a prática do Budismo Theravada (doutrina dos anciões).

086objetos de oração

087A exposição apresentou diversos objetos: desde objetos conviviais, cotidianos até objetos religiosos (como foi dito acima). Abaixo, você verá alguns objetos birmanes tanto em laca (vermelha ou preta) como decorados em ouro. E em toda essa decoração, ha sempre uma ou outra belíssima mandala birmane à apreciar...

091

075

102

066

068

067

089

072083

085079dsc_0315

055

056dsc_0311071

061060

069062

065

106

057

058

073

094

095

urll

uurl

texto de Veruscka Rocha

Você quer saber mais ou ver mais imagens ? Clique aqui (site em francês): http://www.arts-asiatiques.com/fr/accueil/galerie/galerie/?gallerie_id=2

Site do Musée des Arts Asiatiques (Nice, França): http://www.arts-asiatiques.com/fr/expositions/lien-expo-tempo-archives/2011/laque-et-or/laque-et-or-de-birmanie/

Notas:

1. Birmânia, oficialmente conhecido Myanmar ou República da União de Myanmar. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Myanmar

2. Com um pincel muito leve, sobrepõem-se ao objecto que se pretende decorar, geralmente de madeira, várias (às vezes mais de vinte) camadas finas de laca, que pode ser pigmentada. À aplicação de cada camada seguem-se a secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, e o polimento, para obter homogeneidade e brilho. Sobre o objecto assim preparado podem executar-se diferentes técnicas de decoração como sejam a pintura, gravura ou incrustação, entre outras. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laca;

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

084

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
L
uahuahuahuahuahuahuah! e eu que conhecia apenas a goma-laca! lol
Répondre
M
Glorious........
Répondre
P
Bem interessante!
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 059
Publicité