Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
9 février 2015

Quando a Mandala é uma surpresa! (Mandala em tecido)

IMG_0143

Iniciar uma mandala é uma aventura. 

Sim, uma daquelas aventuras onde não sabemos exatamente onde vamos parar até que a mandala esteja pronta e então, nos revele uma surpresa.

IMG_0124

Já me aconteceu que, ao iniciar o traçado de uma mandala, eu tinha uma determinada intenção de criação na cabeça que se revelou completamente diferente do que eu esperava, uma vez a mandala terminada. 

Claro, houve outros momentos que minha intenção de início chegou até o fim mas ainda assim, em um detalhe, num aspecto aqui ou ali, a mandala me reservava uma pequena ou grande surpresa! 

Chegar ao fim de uma mandala e poder olhá-la e, sobretudo, admirá-la é como fazer uma longa caminhada e apreciar o fim da jornada – se é que, em termos de mandalas, eu possa mesmo falar de fim…

Será que a mandala tem fim ?

IMG_0121

Uma situação, um momento, uma circunstância, um problema podem ter um fim mas a mandala é sempre movimento!

Por vezes, «visito» algumas de minhas mandalas antigas e ainda me surpreendo com o que elas podem me revelar.

Elas adoram comunicar-se e cada vez que as encontro, 

eu leio uma nova história, um novo conto, uma nova mensagem! 

Na verdade, as mandalas trabalham na eternidade e com a eternidade!

O círculo por si só já é a forma do eterno, do movimento constante, da vida que se renova, que não cessa. 

A mandala tem essa eternidade na sua estrutura mais intíma e não é à toa que ela encontra-se espalhada por todo o mundo, na maioria das civilizações que conhecemos e até mesmo naquelas que se perderam com o tempo e que desconhecemos ou esquecemos seus nomes.

IMG_0126

Desde os tempos primórdios, as mandalas tem sido utilizadas das mais diferentes formas*: na busca da concentração, na cura, no trabalho psíquico, na oração, na busca interior, no auto-conhecimento e claro, na arteterapia (que é o meu caso). 

E olha, eu fui modesta aqui pois acho que a mandala tem fins inimagináveis e, por isso, ainda pode nos ensinar muito sobre suas diferentes formas de utilização que nos permitirão um encontro com nossa essência, com a divindade, com o outro e com o respeito de tudo o que existe no Universo.

IMG_0116

Pessoalmente, espero  sinceramente que o homem possa cada vez mais descobrir tudo o que de bom e profundo a mandala pode trazer para nós, enfim, para a humanidade e o mundo - pois a mandala é uma grande instrumento de transformação.

Quem termina uma mandala já não é o mesmo que a iniciou. 

O percurso da mandala, muitas vezes, é um percurso que nunca terá fim – o que é absolutamente normal,

afinal «nossa transformação tem fim» ?

IMG_0125

A mandala é um passo. 

Você dá o primeiro passo e então, vem o segundo, o terceiro e quando você vê, você já está no caminho e, se persisitir e continuar um pouco mais, você se torna o caminho.

Caminhe !

Dê seu primeiro passo, mesmo que você não tenha muita certeza de como fazê-lo, mesmo que seu primeiro passo ainda seja um pouco desajeitado - isso não tem nenhuma importância! 

Com o tempo e os passos seguintes, você ganhará mais experiência e através dela, você terá a segurança que precisa para dar passos mais bonitos, mais leves, e sobretudo, mais justos! 

Mas que sejam seus passos e não o do outro, afinal, mesmo que outras pessoas possam participar do seu caminho, apenas você pode realizá-lo!

IMG_0130

Aceite, num primeiro momento, a maneira como o seu caminho se apresenta e em seguida, assim como a mandala transforma, você transforma o seu caminho.

E se parecer difícil, trabalhe uma mandala com a intenção dos seus passos, do seu jeito de fazer, do seu caminho…

Deixe a mandala vir até você naturalmente, docemente… 

Dê seu primeiro passo. 

Confie. 

Lembre-se que a mandala sempre reserva surpresas no final.

IMG_0131

A tinta amarela não ficou legal onde você queria? 

O desenho não era bem do jeito que você pensou? 

O tratamento que você deu à sua mandala não era bem a sua idéia inicial? 

Deixe estar. 

Respire fundo e continue. 

Não lute contra a mandala; ela é sua companheira de percurso – caminhe com ela! 

Aceite.

IMG_0122

Aceite o amarelo, aprenda o que ele tem à te dizer ali, daquele jeito… 

Aceite o seu desenho como ele está; com a prática, ele revelará a sua identidade… 

Aceite a personalidade de sua mandala, afinal, ela está lá para e por você e aceitando-a, você caminha para a sua aceitação pessoal, o respeito do seu jeito de ser, o carinho que você deve dar à si mesmo.

IMG_0128

Nesse mundo que vivemos hoje, ser aceito e principalmente, aceitar-se virou uma tarefa difícil. A sociedade  nos educa desde crianças à não aceitar o outro do jeito que ele é e pior, à não nos aceitar. Assim, de uma maneira consumista, vamos sempre procurar aquilo que falta para podermos nos aceitar e sermos aceitos. 

Pare! 

Saía desse jogo! 

Não faça isso com sua mandala e sobretudo, não faça isso consigo. 

Aceite como você é! 

Aceite o seu jeito de ser! 

Aceite o jeito que você é na sua essência, afinal, esse é o jeito que te faz feliz. 

É o que você é! 

É o seu caminho. 

Caminhe tendo por companhia a sua mandala e lembre-se: a mandala sempre te reserva uma surpresa! Deixe-se surpreender!

IMG_0129

Eu ainda não tinha feito a experiência de pintar uma mandala sobre o tecido. Não que fosse algo que eu temesse mas eu não tinha certeza de fazê-lo e nem sei bem dizer o  porquê… 

No entanto, resolvi dar esse passo e trabalhei uma primeira mandala sobre o tecido, depois uma segunda e quando me dei conta, eu já estava na quarta! Que maravilha ! 

Estas mandalas me alegraram o coração de uma maneira muito simples. 

Ao terminá-las e olhar para cada uma delas, eu me senti muito bem – serena. 

IMG_0172

E além de trazerem alegria para meu ser, elas também trouxeram beleza à minha família! Na virada de 2014 à 2015, elas estavam lá – sobre a mesa - acompanhando a nossa ceia de Ano Novo !

IMG_0170

Um passo simples que trouxe encontros, sorrisos, alegria e muitas surpresas!

IMG_0171

*Nota: Para saber mais sobre esse assunto, eu aconselho a leitura dos seguintes artigos deste blog  (clique abaixo ou cole o link no seu navegador):

http://tempodemandala.canalblog.com/archives/2013/10/28/28309558.html

http://tempodemandala.canalblog.com/archives/2013/10/31/28313123.html

Gostou desse artigo? Participe! Deixe um comentário, uma sugestão, uma pergunta – um sorriso !

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
M
Terapia milenar transformando vidas.......sem começo e sem fim.
Répondre
M
Muito grata pelas orientaçõesEntendi agora que em rigor,nada tem começo e coisa alguma tem fim.....em silencio o mundo dá as suas voltas e só o tempo transformará nossas vidas.
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 047
Publicité