Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
18 juin 2017

Exercício: DE VOLTA PARA O PASSADO

IMG_3445

Algumas vezes é preciso 'voltar ao passado' para compreender o presente, ou seja, compreender a pessoa que você é hoje e o que está acontecendo na sua vida agora.

Este "retorno ao passado" é, na verdade, uma reflexão e tão somente uma reflexão. Não se trata de remoer velhas dores ou ressentimentos, culpar ou julgar alguém e pior, culpar e julgar você mesmo. Não! Trata-se apenas de uma observação e análise, onde você se mantém distante das emoções e de qualquer julgamento.

Como voltar ao passado?

Como fazer este exercício?

Sinta um momento de seu passado que precisa ser compreendido e/ou perdoado tanto pela sua alma como pelo seu mental. O objetivo desse exercício é aprender com a experiência vivida e perdoar o quê ou quem precisa ser perdoado, inclusive você. A lição que o passado te traz aqui pode ser a chave da mudança para a sua vida presente e com isso, transformar seu futuro em algo mais promissor e seguro.

Ao fazer esta 'volta ao passado', procure não envolver-se emocionalmente com as memórias do passado; mantenha uma certa distância delas assim como um médico-cirurgião mantém uma certa distância do paciente no momento da cirúrgia. Ele age assim para poder ficar neutro, ter controle de si e ver tudo o que precisa fazer de maneira clara, precisa e justa.

Imagine se o cirurgião ficasse "com dó de cortar" o paciente ou se ele, emocionado, começa à chorar no momento da operação! Certamente, o fato de não haver controle emocional numa situação dessas prejudicará tanto o médico como o paciente e além disso, poderá descreditar o cirurgião no exercício de sua função. Nem preciso dizer que o paciente poderá até guardar seqüelas por toda a sua vida ou chegar à falecer numa situação dessas...

Ora, conosco é a mesma coisa. Como poderemos ter uma visão equilibrada das coisas se o nosso discernimento está abalado por nossas emoções sem controle?

Então, tendo consciência de que o passado já passou e que 'voltar ao passado aqui' é apenas um exercício de auto-conhecimento, análise, compreensão e busca de soluções, ao realizar este exercício, você deve:

controlar suas emoções,

observar seu comportamento, suas atitudes

e sobretudo, sua maneira de pensar naquele momento 

e então, observar o que realmente aconteceu.

Fique atento aos seus sentimentos e emoções. Perceba se está tudo bem ou se algo está errado. Se você perceber que começa à sentir-se triste, com raiva etc, diga à si mesmo que "é apenas um exercício" e nada mais. Não deixe-se envolver pelas emoções do passado, afinal, o passado já passou e o que você deseja aqui é aprender com ele para, à partir dessa experiência, não repetir os mesmos erros no presente e então, construir um futuro melhor.

Porém, se acontecer de você envolver-se emocionalmente, respire fundo, distancie-se das emoções e comece de novo quando sentir-se pronto(a) e só então, recomece este exercício.

Ao voltar ao passado, observe como você agiu e note em que direção você deixou seus pensamentos seguirem: mais para o positivo ou para o negativo? Isso é muito importante de ser percebido: lembre-se que seus pensamentos comandam sua vida! Por isso, logo que perceber que seus pensamentos estão mais para o negativo do que para o positivo, mude o rumo deles e busque pensamentos melhores e que te farão sentir bem.

Analise a situação que fez com que você 'voltasse ao passado' e o que aconteceu realmente, sem fantasias ou vitimismo. Verifique o tipo de conduta que você teve e se essa conduta foi boa para você e sua vida (e/ou para as pessoas envolvidas) ou se resultou em consequências negativas no momento, um pouco mais tarde ou até mesmo no seu dia de hoje. Independente de qual for a resposta, permaneça neutro(a) e jamais se julgue ou julgue os outros.

Lembre-se que no momento do fato, você fez o que podia fazer. Certamente, se você decidiu de fazer esse exercício de reflexão sobre um acontecimento passado, é porque você já cresceu muito de lá para cá.

Esse momento passou.

Hoje você é outra pessoa e busca fazer melhor.

Esse exercício busca apenas observar seu passado e em seguida,

analisar o que aconteceu e com base nesses dados,

buscar uma solução ou soluções para o seu presente.

Se você fez algo bom ou está satisfeito(a), 

agradeça ao seu EU interior e pergunte:

Onde eu ainda posso melhorar? 

Afinal, todos nós podemos sempre melhorar!

Se você está descontente consigo 

e tomou consciência que uma mudança (urgente?)

faz-se necessária, então,

agradeça ao Todo por essa tomada de consciência,

peça perdão ao seu EU INTERIOR e pergunte-se:

Onde é que eu devo melhorar?

Acredite, a resposta virá.

Ela pode vir imediatamente ou poderá vir um pouco depois. Ela ainda poderá vir de maneiras inimagináveis mas uma coisa é certa, ela virá! Disso, você pode ter certeza!

E uma vez com a(s) resposta(s) em mãos, analise como você pode aplicá-la em sua vida de maneira concreta. Para não esquecer,  anote as idéias e soluções que vierem à sua mente e a maneira como você poderá realizá-las.

Lembre-se: esse é um encontro com você! Você é responsável pela sua mudança e não pela mudança do outro. Só você pode mudar à si mesmo. Sua mudança exigerá tentativas (que poderão ou não serem seguidas de acertos ou erros) e você precisará de paciência, determinação, paciência, persistência e paciência.

Sobretudo, você precisará de MUITA PACIÊNCIA pois mudar, na maioria dos casos, exige tempo. Seja paciente consigo.Tudo tem o seu tempo certo. Na vida, tudo tem o seu tempo certo e tem sido assim desde o início dos tempos. Guarde isto em seu coração.

E, por fim, tendo terminado esse exercício,agradeça a oportunidade que teve para crescer e evoluir e, em seguida, feche a porta desse passado definitivamente. Concentre-se no hoje, no agora, no momento presente pois é somente no PRESENTE que você é capaz de fazer o que quer que você deseje para transformar e criar sua vida. Afinal, o passado já passou e o futuro não chegou.

Então, apenas resta à todos nós agradecer pelo passado que vivemos, aprender com ele através das experiências positivas ou negativas e transformar tudo isso em sabedoria que deve ser aplicada com discernimento no presente para podermos construir um futuro promissor e feliz.

Deixe seu passado no passado e viva bem o seu agora - isso é tudo o que você realmente pode e deve fazer.

Um abraço,

Veruscka Rocha

*Nota: Você poderá realizar esse exercício diversas vezes pois sempre temos situações diferentes no passado para transformar e perdoar. No entanto, uma vez isso feito, evite "viagens" sonhadoras, carregadas de ressentimento ou cheias de mágoa e de raiva ao passado. Isso não te ajudará em nada e ainda "travará" o bom andamento do seu presente, podendo até comprometer a sua prosperidade. Viver no passado não dá futuro.

👉🏼 Veja também AQUI.

IMG_3444

 

IMG_6665

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 883
Publicité