Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
25 mai 2015

A Mandala Cósmica - Que tal simplificarmos a Vida?

IMG_3510Disco de Jade* chinês tendo ao fundo os deuses Indra e Indrani - Museu de Artes Asiáticas, Nice (França)

Indra e Indrani

A Mandala Cósmica é a vida do Cosmos presente num traçado onde o homem pode compreender tanto a sua magnitude como também a do Universo. A Mandala Cósmica traz como mensagem que o homem é parte integrante do Universo, da Vida (e não separada como o atual modo de viver nos sugere). Para a Mandala Cósmica estamos todos ligados por um mesmo fio invísivel de amor que é o alimento condutor, a energia-mãe que rege, provém e é fornecida pelo Universo. Estamos todos ligados uns aos outros, à todos os seres, à Natureza, enfim, à Vida como um todo apesar de vivermos ainda a ilusão da separação. Infelizmente, ainda vivemos um modo de vida que nos separa da essência divina, da natureza e pior ainda, nos separa de nós mesmos - de nosso EU interior. Fazemos parte de um mundo de dualismo (numa eterna luta entre o bem e o mal) quando a mensagem da Mandala Cósmica é UNIR, ser parte integrante do TODO - unir-se ao UNO. A Mandala Cósmica tem como intenção nos unir à tudo àquilo e àqueles no qual a ilusão nos separa. Ela emana sua energia à tudo e à todos com a mensagem de que todos os seres existentes fazem parte do Cosmos e de uma Consciência de Amor e Abundância que rege o Universo. Esta energia está ao alcance de todos - basta apenas buscá-la (a intenção de desejar entrar em contato com ela já é um bom começo)!

IMG_6739Mandala Cósmica Budista

IMG_6741detalhe

A mandala traz diversas formas de comprensão. Numa mandala, o homem pode compreender o quanto ainda é pequeno diante da LUZ e o quanto precisa elevar-se para chegar ao TODO; assim como também compreende que é um ser grandioso e que é parte integrante dessa Luz de onde veio e para onde, certamente, retornará um dia. Todo esse conhecimento é isento de julgamento - a mandala dá e acolhe e nesse caso, podemos dizer que a mandala representa um útero acolhedor que alimenta, protege e dá a vida.

É verdade que somos um grão de areia diante do Universo – mas que complexidade belíssima um grão de areia não possuí? Observando-o de perto, temos uma obra de arte! Ao mesmo tempo, assim como esse pequeno grão de areia, fazemos parte desse complexo Universo tendo as estrelas do firmamento, a luz do sol, as águas dos mares e rios, o cheiro gostoso das montanhas e toda a beleza e sabedoria vindas da Criação participando dessa imensa mandala Roda-da-Vida que é a Mandala Cósmica: "Somos todos poeira de estrela.já dizia o astrônomo Carl Sagan (1932-1996).

Somos seres complexos, é verdade. O Universo é complexo. Um grão de areia é complexo. Observe a natureza e veja como ela é complexa! Sim, eu disse complexa e não complicada. A natureza tem suas leis e elas são simples - não tentam ser o que não são. Não fogem de sua essência. A vida pode ser complexa mas não precisa ser complicada e por isso, é necessário simplificar nossas escolhas e tornar nossa vida mais simples de ser vivida!

IMG_6746Mandala Cósmica se transformando...

E diante de toda essa complexidade, é caminhando com simplicidade que chegamos à nossa própria autênticidade. A simplicidade faz parte da Grande Mandala do Universo. A vida não complica. Buscar a simplicidade facilita muitos caminhos, abre a consciência, traz a beleza e nos leva ao que é verdadeiro. Busque simplicar sua vida. Simplifique suas escolhas. Escolha o que é simples e um novo mundo se abrirá para você. Você verá de maneira diferente o que sempre esteve lá. Mesmo que tudo pareça igual, tudo mudará pois você terá mudado e sua mudança é a mais importante de todas! Você muda, o mundo muda!

IMG_6745E ela ainda continua sua transformação!

IMG_6820Luz! Luz! Mais Luz!

Esse é o caminho da Mandala e de uma parte do que ela pode representar. Se complicar, caía fora. Você não precisa ser um tipo complicado para ser íntegro, autêntico. Tudo o que complica é excesso e, em muitos casos, vaidade. Numa Mandala, não há espaço para a vaidade. A mandala é, portanto, seja justo ao traçá-la: permaneça em si sem se envolver com a energia das vaidades mundanas ou ainda, se perder em complicações desnecessárias. Seja simples. Faça simples. Respeite sua mandala. Respeite seu trabalho. Seja íntegro. Seja você mesmo. Ninguém pode copiar quem você é na essência! Se você se respeita e se você segue essa verdade, você verá novas portas se abrindo para você e novas oportunidades aparecendo onde, antes, tudo parecia fechado.

11128794_10206781387202959_9020390721353653671_nA Vida pode ser complexa mas ela não precisa ser complicada. Isso também vale para sua vida e para você, especialmente. Vise a simplicidade. Se a escolha parecer difícil, vise o simples. Você enviará esta mensagem ao Universo e a Vida passará à te trazer esta simplicidade em cada detalhe de sua existência! Voce verá que, ao escolher o simples, tudo parecerá mais claro e, sobretudo, mais fácil. Por que, então, não tentar? Você só tem à ganhar!

texto de Veruscka ROCHA

Nota: O Jade é uma matéria utilizada desde o período neolítico. Ele já era conhecido na China antiga e mesmo nos dias atuais, ele ainda é considerado uma matéria nobre. Um dos principais filósofos da China - Confúcio - dizia que o Jade possuí 5 grandes nobres virtudes: a sabedoria, a coragem, a bondade, a integridade e a pureza. Estas são as virtudes que todo Imortal deve possuir - segundo a Sabedoria Chinesa.

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
L
Adorei esta frase: "Você muda, o mundo muda!" Belo texto. Bom ver e ler coisas boas num mundo que quer mostrar tanta coisa ruim. Obrigado.
Répondre
L
Eu ainda não conhecia essa mandala cósmica. Vou procurar saber mais. Obrigada.
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 883
Publicité