Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
29 décembre 2014

É tempo de cuidar de você. É tempo de cuidar de sua Mandala.

IMG_5005

A Mandala é sempre um caminho misterioso – assim como a própria Vida.

Certas vezes, ao traçar e/ou ao colorir uma mandala, eu tinha a certeza que poderia terminá-la rapidamente. Mera ilusão. Algumas mandalas «simples» revelaram-se complexas enquanto outras, que eu julgava mais «difíceis» mostraram-se de uma grande simplicidade. E claro, muitas vezes (ufa ! ainda bem) eu tive a boa intuição que correspondia exatamente ao que a mandala me revelava. Tudo acontece como deve ser. A mandala faz acontecer como deve ser.

A mandala é um caminho de vida. Sentar e dedicar seu tempo ao traçado, à pintura ou à colorir uma mandala é parar um momento nessa correria frenética que vivemos hoje e dar atençao à sua vida.

Você faz isso ?

IMG_5004

Você pára para colorir uma mandala ou considera esse trabalho como algo «tão simples» que pode ser feito depois? Sem percebemos, com essa atitude do «depois», caímos no jogo da velha procrastinação!

Depois depois depois…

Rápido, rápido, muito rápido…

Hoje tudo deve ser feito muito rápido. O «anda logo» virou uma das expressões mais utilizadas, substítuindo – infelizmente – até palavras essênciais na vida de todos, tais quais o «muito obrigado », por exemplo.

Tudo é feito com muita pressa e, sem perceber, sua vida passa rapidamente diante de teus olhos e tudo o mais que vai com ela…  E aquela simples mandala que você prometeu fazer com zelo e dedicação foi feita na correria do «rápido» e não num momento de recolhimento, paz e atenção à si mesmo como era o objetivo inicial.

Isso acontece à todos nós – não apenas com as mandalas mas também em vários outros aspectos de nossa vida e, pior, mesmo com as pessoas à quem tanto amamos.

A vida segue ciclos de movimentos variados mas em tudo isso, há apenas um movimento que nunca muda: o seu movimento. Para a vida, não há nem o rápido e nem o devagar – há apenas o que deve ser.

E o que deve ser não é do jeito que funciona dentro da nossa cabeça; ele funciona dentro da sabedoria da vida que é sempre muito justa e precisa.

Por isso, pare um pouco.

Pare um pouco para você.

Pare um pouco por você.

Compremeter-se com a mandala é compremeter-se consigo mesmo.

IMG_5006

A atitude que você tem em relação à sua mandala é o reflexo da atitude que você tem, de maneira geral, em sua vida. Observe.

Você trabalha sua mandala de qualquer jeito? As coisas na sua vida vão de «qualquer jeito » ?

Você fica deixando sua mandala sempre para depois pois está sem tempo ? E na sua vida, você também não faz o mesmo?

Você colore e deixa sua mandala em um canto esquecido sobre a mesa? E na sua vida, você deixa aquilo que ama ou gosta de fazer em algum canto esquecido?

Tudo está ligado, mesmo os detalhes pequeninos… É simplesmente assim.

Na rapidez exigida dos dias atuais, esquecemos o movimento real das coisas, da natureza, os rítmos do som, da lua, do sol, dos animais, do coração, do corpo humano – o nosso próprio rítmo…

E perdemos a calma. E perdemos a paciência.

Ao buscar uma vida de conforto baseado no rápido e no fácil, tentamos fazer com que o broto possa virar fruto no menor tempo possível, ainda que para chegar à esse resultado, etapas sejam puladas, quebradas, ignoradas.

Saiba que a mandala é o seu rítmo – o rítmo da vida.

E como tudo na vida, há o tempo de estudo, o tempo de ação, o tempo de espera, o tempo de colheita – nem sempre nesta mesma ordem.

É o Tempo de Mandala.

IMG_5007

Um novo ano abre seus braços brevemente para todos, para todo o mundo. Ele já está bem perto de nós.

Aproveite este ano e entre no seu rítmo.

Nada de correria. Tente ir com mais calma mesmo que ao seu redor, exijam diferente de você.

Tenha paciência.

Cuide bem do que é seu.

Trabalhe sabendo que o fruto é certo mesmo que você ainda esteja no momento de plantar a semente.

Tenha paciência.

Deixe-se viver no rítmo da vida, no seu rítmo interior.

É tempo de cuidar de sua vida.

É tempo de cuidar de você.

É tempo de cuidar de sua Mandala.

É Tempo de Mandala.

texto: Andréia Veruscka

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

IMG_5008

TEMPO DE MANDALA deseja à todos e aos seus os mais sinceros votos de UM FELIZ E PRÓSPERO 2015 com muitas mandalas brilhantes e vibrantes em seus corações.

Até daqui à poucos dias, em 2015 !

Nice conta os minutos para a chegada do Ano Novo! Joyeux 2015! 

IMG_1107

IMG_3716

IMG_3714

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 962
Publicité