Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
22 décembre 2014

A Sagrada Família do Passarinho - Serenidade e Doçura em Família

Sagrada_Familia de (Murillo)

Esta pintura, na minha opinião, é uma das mais belas da Natividade.

Ela foi realizada por Murillo (Bartolomé Esteban Murillo 1617-1682), um pintor barroco espanhol do século XVII, muito conhecido por suas belíssimas madonas1 e pela doçura de suas pinturas.

Na História da Arte, a Natividade é uma representação artística do nascimento do Cristo. A iconografia da Natividade compreende o menino Jesus, Maria, José, os pastores, os anjos e os Reis Magos – no dia da Epifania2. Há duas tradições nas representações iconográficas da Natividade : a tradição Ocidental e a tradição Oriental.

Na tradição Ocidental, a concepção do Cristo é de ordem divina: Maria sempre foi virgem, antes e depois do parto; ela não foi tocada pelo pecado original e, portanto, não sofreu as dores do parto como acontece com todas as mulheres3.  Por essa razão, Maria é representada sentada com o menino Jesus em seus braços. Mais tarde, no fim do século XIV, sob influência italiana, a Virgem será representada ajoelhada em atitude de adoração.

Na tradição oriental, ao contrário, é justamento o caráter humano do nascimento de Jesus que é focado e por isso, tendo passado pelas dores do parto, Maria é mostrada deitada tendo o menino Jesus ao seu lado ou em seus braços.

Esta pintura, conhecida como A Sagrada Família do Passarinho (1645-1650) faz parte da tradição ocidental. Em geral, o menino Jesus está sempre nos braços de sua mãe mas aqui, o menino Jesus brinca nos braços de José enquanto sua mãe o observa. A Sagrada Família deixa de ter um caráter sacro para se tornar próximo à uma família cotidiana: à minha família, à sua família, à uma família próxima de nós.

Através de sua pintura, Murillo conseguiu trazer às pessoas de seu tempo, uma nova percepção da Sagrada Família desconhecida até então. Num período onde a «idéia da paixão» do Cristo e de seu sofrimento habitavam muitas pinturas, a Sagrada Família de Murillo traz uma doçura e uma grande serenidade, aliás, um traço característico das obras do mestre.

Nesta pintura, o menino Jesus é uma criança amada por seus pais. Ele brinca com seu pai José e alegra-se com um cachorrinho que lhe faz "festinha"; em sua mão, ele segura firmemente um passarinho, que deu nome à pintura. Enquanto isso, Maria observa a cena com doçura. Murillo retratou aqui um momento em família - como todas as famílias vivem e deveriam viver.

Possamos todos ter a serenidade necessária para viver dias felizes em família. Possamos todos ter essa mesma serenidade para manter a integridade que nos conduz à união em família nos dias mais difíceis.

Que esta Sagrada Família nos permita refletir à nossa própria família neste dia santo que é o Natal.

Mas o Natal é todos os dias. Todos os dias, há crianças nascendo. Todos os dias há «meninos e meninas Jesus» nascendo. Todos os dias há esperança - que é o que estas crianças nos anunciam. Que todas estas crianças – inclusive as nossas - possam ter momentos em família de serenidade e amor como Murillo soube tão bem retratar nesta pintura.

Com muita serenidade e doçura, desejo um Feliz Natal à todos.

Tempo de Mandala

Veruscka Rocha

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

Notas:

1 - A Madona ou a Virgem com o Menino Jesus é um tema tradicional na arte sacra cristã; as obras representam quase sempre Maria com seu filho Jesus nos braços, frequentemente cercados por outros personagens, como São José (neste caso fala-se da sagrada Família), São José Batista (retratado também como criança, já que tem quase a mesma idade de Jesus), outros parentes de Maria (como Santa Isabel ou Santa Ana), ou determinados santos escolhidos por motivos variados, como por exemplo o santo padroeiro de quem encomendou a obra, ou da cidade que a hospeda. Fonte : Wikipédia ;

2 – No dia 6 de janeiro celebra-se a festa da Epifania ou da Teofania. Originalmente, era a única festa cristã da manifestação de Deus ao mundo na pessoa de Jesus de Nazaré. Incluía a celebração do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a adoração dos Rei Magos e todos os acontecimentos da infância de Jesus como a Circuncisão, a Apresentação no Templo, assim como o seu Batismo por São João no Rio Jordão. É quase certo que esta festa, como a Páscoa da Ressurreição e Pentecostes se entendia como o cumprimento de uma festa judaica, neste caso, a Festa das Luzes. A palavra Epifanía significa manifestação. Freqüentemente se refere a esta festa como a Teofanía, tal como se diz nos livros litúrgicos da Igreja Ortodoxa, palavra que significa Manifestação de Deus. A ênfase que se dá a esta festa hoje em dia está na vinda de Jesus como o Messias de Israel e o Filho de Deus, Um da Santíssima Trindade, junto com o Pai e o Espírito Santo. Fonte : http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/liturgia/a_festa_da_epifania.html

3 – Gênesis 3,16: Para a mulher sentenciou o SENHOR: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominará!

IMG_6665

Publicité
Publicité
Commentaires
A
Linda pintura do mestre Murillo. Feliz Natal para você e todos os seus também.
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 489 032
Publicité