Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
31 octobre 2023

Samain ou Halloween ? A Mandala do Encontro

IMG_7954

Mandala do Encontro

Todos sabem o que é Halloween, ainda que vagamente. No mínimo, ouvimos dizer que dia 31 de outubro é a Festa ou o Dia das Bruxas – à escolher. Nas escolas de inglês, aprendemos que as crianças no Reino-Unido, Canadá e Estados Unidos saem às ruas vestidas de fantasias de «fazerem medo», ou seja, bruxas, fantasmas, duendes, vampiros e monstros modernos da TV. Elas batem nas portas das casas e pedem doces ameaçando fazer uma travessura1 caso não os recebam !

No Brasil, embora esta festa não faça parte de nossa cultura, ainda assim, ela é conhecida. Mais recentemente, instítuiu-se o Dia do Saci2, celebrado no dia 31 de outubro como uma resposta contra a influência do Halloween sobre a cultura brasileira. Particularmente, quando eu era criança, eu me lembro de pensar muito no Saci no mês de agosto pois este era o Mês do Cachorro Louco3, ou seja, o mês onde todos sabiam que uma «porção de coisas estranhas» andavam soltas por aí… 

IMG_5017

No entanto, Halloween é o nome que foi dado à uma celebração celta de origem muito mais remota. O nome Halloween é uma contração do inglês «All Hallows Eve» que pode ser traduzido como «o dia anterior ao Dia de Todos os Santos», que é celebrado no dia 1 de novembro, data instituída pela igreja à partir do século VIII.

Na verdade, no dia 31 de outubro, os celtas celebravam a Samain, uma festa que marcava um período muito importante do ano: a passagem da estação clara à estação sombria (o outono seguido do inverno) onde o mundo dos humanos se encontrava com o mundo do Além por um curto período de tempo. Ela também era uma passagem à um espaço-tempo neutro, uma abertura ao mundo dos deuses e/ou espíritos e a passagem de um ano ao outro – tudo isso junto! Enfim, fica claro que a Samain é uma festa de transição.

IMG_5018

A Samain era celebrada no Outono e representava uma ruptura com a vida cotidiana: embora sua celebração fosse no dia 31, sua festa durava um pouco mais, acontecendo nos 3 dias antes e após o dia 31 de outubro. Por essa razão, haviam varios rituais druídas no dia da Samain, afinal, uma vez que haviam vários espíritos transitando livremente pelo mundo dos homens, os detentores de conhecimento procuravam comunicar-se com esses espíritos para aprender e assim, ter mais conhecimento enquanto os mais prevenidos procuravam se proteger, afinal, a passagem estava aberto à todos e não era apenas os espíritos bons e mais sábios que apareciam no mundo humano.

Sabe-se que, embora o povo celta tenha tido uma cultura imensamente rica, de onde saíram alguns grandes sábios e valorosos guerreiros, é fato que eles também praticavam certos rituais "sinistros" nesse período em torno do dia 31 de outubro...

Aqui na França – mais especificamente – na Bretanha, ainda há resquícios de uma antiga crença que vem desde os tempos da Samain : a alma dos mortos retornaria à Terra nesse dia e também nas noites de Solstício. Para essas almas, refeições eram preparadas e deixadas sobre a mesa e a lareira era mantida acesa para permitir aos espíritos de se aquecerem na fria noite de 31 de outubro. 

IMG_5019

Com o Cristianismo e com o passar dos séculos, Samain sofreu muitas metamorfoses mas é certo que, apesar de algumas diferenças, o Halloween atual traz muitas reminecências desta tradição celta. No século VIII, graças ao monges irlandeses que escreveram sobre esta celebração – e também muitas outras do mundo celta -, hoje em dia temos acesso à todo esse conhecimento que era apenas oral no início dos tempos.

Contudo, em termos de simbologia celta, aqui nós utilizamos a base positiva do que a Samain representava para o povo celta , ou seja, um momento de encontro. O nome Samain significa REUNIÃO. Este era um momento onde todos os povos celtas se encontravam sem distinção nenhuma e partilhavam a mesma comida sobre a mesma mesa: o sacerdote druida comia ao lado do artesão que comia ao lado do grande chefe que comia ao lado do agricultor.

IMG_5021

Por esta razão, eu chamo esta mandala celta (acima) de Mandala do Encontro: um encontro neste mundo, num outro mundo, comigo mesma. Um encontro com aqueles que amo, aqueles que ficaram, aqueles que partiram, aqueles que terei o prazer de encontrar e sentir seu Amor. E eu a escrevi imaginando e sentindo um momento de encontro gostoso, na alegria, ouvindo o crepitar da madeira em brasa, queimando numa uma lareira acesa ao lado de uma mesa com uma deliciosa refeição e uma taça de vinho tinto esperando por mim… Neste momento, eu penso: estas almas que tinham a sorte de voltar e encontrar os seus, deveriam ficar felizes em saber que eram esperadas… Sim, pois é bom saber que somos esperados por aqueles que nos querem bem e sobretudo, por aqueles que nos amam e que amamos.

IMG_5020

texto: Veruscka DA ROCHA

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

 Notas:

1. "Trick-or-treat" é uma atividade infantil típica do Halloween, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por doces através da pergunta trick or treat?, em inglês, termo que pode ser traduzido como doces ou travessuras? em português ;

2. O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se que seja celebrado em 31 de Outubro;

3.  muitas razões e explicações de porquê o mês de agosto é chamado o MÊS DOS CACHORROS LOUCOS (procure na net, você vai se surpreender) mas uma delas é que em muitos lugares no Brasil, acredita-se que as assombrações, fantasmas que gemem e arrastam correntes, almas penadas que balançam as redes de quem dorme e outras coisas similares acontecem em agosto, porque este é o mês do frio e da ventania. Há também o fato que as pessoas ruins, suas energias negativas e suas maldades andariam mais livremente neste mês dando vazão às notícias ruins e aos desastres que seriam mais corriqueiros em agosto do que em outros meses.

IMG_4996

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 557
Publicité