Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
6 mai 2014

PROJETO DE ARTE KOINOBORI (KOINOBORI ART PROJECT - ASSOCIATION GANBALO) & ASSOCIATION MARGOT

IMG_4830

Margot e Morgane participaram do PROJETO DE ARTE KOINOBORI DA ASSOCIAÇÃO GANBALO1. O objetivo da associação ao realizar esse projeto era trazer algum reconforto e esperança às crianças (bem como suas famílias) que sofreram grandes perdas por ocasião do sismo que aconteceu no dia 11 de março de 2011 no Japão2, resultando numa grande tragédia que foi acompanhada pelo mundo inteiro.

IMG_4818

Todos os participantes – e haviam vários ! – deveriam criar koinobori que seriam enviados ao Japão e expostos, num primeiro momento, no aeroporto de Fukushima para em seguida partirem em direção á Bienal de Arte Moderna de Fukushima 2012 onde ficariam até o dia 5 de maio de 2012 – dia da Festa das Crianças no Japão. Então, eles seriam distribuídos e expostos por toda a cidade de Fukushima e assim a população poderia ver nesses koinobori um raio de esperança e solidariedade vindos do mundo todo.

A Universidade de Fukushima e o Centro de Comércio e da Indústria de Fukushima também participaram e foram responsáveis pela exposição de konoibori que traziam mensagens de esperança.

IMG_4819

Como já foi dito, os koinobori  vieram de diversas partes do mundo – realizados por crianças e adultos que decidiram participar do projeto! Aqui na França3, a ASSOCIAÇÃO GANBALO foi a responsável pela recepção dos koinobori em Paris e também pelo envio dos mesmos ao Japão.

IMG_4822 

Mas afinal, o que é o koinobori ?

O koinobori é um tipo de flâmula-biruta4 em forma de carpa. A palavra koinobori significa literalmente “subida das carpas”. Na cultura japonesa, a prática corresponde ao ato de hastear carpas feitas de papel ou tecido em mastros de bambu.

 IMG_4829

Ao observar a carpa, vê-se que ela é forte, destemida e determinada  ao enfrentar as correntezas de rios para poderem chegar até o seu destino, o seu objetivo. Segundo a mitologia chinesa, a carpa pode vir à transformar-se num dragão, um animal de grande poder. Essa simbologia de força, inserida na cultura japonesa influenciou a difusão dos koinobori : os japoneses içam o mais alto possível os koinobori, desejando que assim como as carpas, seus filhos sejam fortes e vençam as dificuldades e obstáculos da vida com perseverança atingindo, quem sabe, a força e a sabedoria do dragão. Assim como as carpas nadam intrépidas contra a correteza dos rios, os koinobori balançam ao vento em movimentos que lembram o nadar das carpas.

IMG_4820

O koinobori é colocado no Dia dos Meninos, uma das principais datas comemorativas do Japão, celebrada em 5 de maio. Atualmente, algumas famílias até estendem o koinobori para suas filhas, já que para tornar a comemoração menos varonil, o Dia dos Meninos passou a ser considerado o Dia das Crianças. Por essa razão, dizemos que os koinobori de Fukushima foram expostos no Dia das Crianças.

Pintando… Criando os koinobori !

IMG_4823

Participar desse projeto com as crianças foi um imenso prazer: além do trabalho artístico, havia o envolvimento de solidariedade e consciência em relação ao sofrimento de milhares pessoas há quilômetros distantes de nós ; além de uma reflexão sobre a natureza, sua força e a maneira como o homem vem lidando atualmente com o meio ambiente. Mesmo a problemática nuclear foi ressaltada embora o foco principal tenha sido realmente fazer os koinobori com a intenção de despertar a esperança no coração sofrido do povo japonês, sobretudo em Fukushima.

IMG_4821

Por conta do tipo de direcionamento deste ateliê de pintura, eu não posso dizer que tratou-se exatamente de uma sessão de arteterapia pois na arteterapia, o arteterapeuta tem um papel de acompanhamento onde sua presença não deve interferir diretamento no trabalho realizado pelo paciente. Ora, para a realização desses koinobori, o meu papel esteve mais próximo de uma atividade plástica do que de uma sessão de arteterapia. No entanto, este trabalho revelou-se muito interessante, agradável e de grande riqueza para todos os participantes e eu ouso dizer que a idéia de trabalho da simbologia da carpa e do koinobori podem ser perfeitamente trabalhados – uma vez bem preparado - dentro de uma sessão de arteterapia. 

 

IMG_4817

Encerramento do Projeto

O projeto encerrou-se. Todos os koinobori já foram enviados ao Japão em 2012 e hasteados, transmitiram a sua mensagem de esperança ao povo japonês. Essa mensagem ainda percorre o céu japonês… Guardemos em nossos corações a força desse «povo-carpa» e tenhamos sempre um pensamento de compaixão e solidariedade pois há ainda muito o que se fazer. 

IMG_4825

O sismo de 2011 passou mas há ainda muito o que fazer no Japão. O problema nuclear, antes um problema japonês, é agora um problema de ordem mundial. Mas sobretudo, há ainda muita tristeza e muito para ser reconstruído. Claro, a educação, a força e a espiritualidade do povo japonês foi de tal dignidade que tornou-se um exemplo à ser seguido e admirado por toda a comunidade internacional ; no entanto, embora no dia de hoje a mídia fale pouco ou muito pouco do que aconteceu, a tragédia não pode e não deve ser esquecida. Em muitos casos, a «memória» é um dever. E aqui é um deles. 

IMG_4826

 texto de Andréia Veruscka

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

Importante: Todas as fotos de Margot, de suas obras e/ou de sua família foram postadas aqui neste blog com a permissão da Associação Margot (Association Margot) e de seus pais Sr. e Sra. ROUX, à quem agradeço sinceramente.

 

Notas :

1 - PROJETO DE ARTE KOINOBORI DA ASSOCIAÇÃO GANBALO (GANBALO & KOINOBORI ART PROJECT) : para saber mais sobre a Associação GANBALO (Association GANBALO), que é uma associação sem fins lucrativos. Se você quiser saber mais sobre o PROJETO DE ARTE KOINOBORI (KOINOBORI ART PROJECT), é só clicar aqui : http://fr.koinobori-project.com/ . Atenção, ambos os sites são em francês.

2 – O Sismo e tsunami de Sendai (designado oficialmente Grande Terremoto do Leste do Japão) foi um sismo de magnitude de 9,2 MW1 com epicentro ao largo da costa do Japão ocorrido às 05:56 UTC (14:56 no horário local) de 11 de março de 2011. O sismo gerou um tsunami com ondas de quatro metros e a explosão da Central Nuclear de Fukushima ocorrida no dia 12 de março.

3 – Em vários países pelo mundo, outras entidades, associações, universidades etc realizaram o mesmo tipo de trabalho que a Associaçao Ganbalo na França mas infelizmente, eu não sei me pronunciar sobre o que foi feito (ou não) no Brasil. Se alguém puder me informar, eu ficarei agradecida se postarem alguma informação à respeito neste blog pelos comentários ou então, se me enviarem uma mensagem de contato pelo blog.

4 – A biruta é um mecanismo capaz de sinalizar o sentido de deslocamento do vento.

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 573
Publicité