Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
27 novembre 2013

OFICINA DE SOM: UM MOMENTO ENTRE O SOM E A MANDALA (minha experiência da terapia de som e a mandala)

Tive a oportunidade de viver a experiência da Massagem de Som com os Sinos Tibetanos com a terapeuta holística e praticante Sonia Ardah*, em Taubaté (SP). Esta massagem não apenas me relaxou e fez-me sentir muito bem mas também me permitiu ver a evolução desse bem-estar através da mandala. Neste artigo, falarei aqui de minha experiência tanto com a Massagem de Som como com a Mandala trabalhada nesse período (eu tive 4 sessões de Massagem de Som). Novamente, o que relato aqui é a minha experiência.

IMG_4874 

A MASSAGEM DE SOM COM OS SINOS TIBETANOS

A Massagem de Som com os Sinos Tibetanos traz um grande bem-estar imediato. Isso eu pude comprovar desde que a terapeuta e praticante Sonia Ardah iníciou o trabalho com os sinos: instalada confortavelmente numa maca, com os olhos fechados, eu ouvia o som dos sinos tibetanos e respirava o suave perfume de lavanda, fruto do trabalho de Aromaterapia que a terapeuta realiza em conjunto com a Massagem de Som.

O mundo exterior não existia mais.

E eu sei que houveram determinados momentos durante a sessão de Massagem de Som em que eu deixei-me levar por um sono profundo, daqueles que descansam mesmo a alma e - que desejamos com frequência – sobretudo por conta do estilo de vida que temos hoje, onde tudo deve ser «para hoje», «para agora», «rápido». Nesse trabalho de Massagem do Som, o tempo parou. E o tempo que havia no trabalho era dedicado à mim e ao meu bem-estar. Em outras palavras, era o MEU TEMPO e isso também faz uma grande diferença no sentir: o prazer de dar-se um tempo de qualidade para si. A Massagem de Som também me trouxe isso como percepção.

Os sons penetram no profundo do ser. É indizível.

Apenas um toque do sino e todo o ambiente é ocupado pelo som emitido. Cada sino possuí um som particular: tratam-se de “indivíduos” (assim como cada pessoa tem uma voz, um timbre – o mesmo ocorre com os sinos).

Durante a sessão, a terapeuta Sonia Ardah tocou-me raras vezes: no início, foi para me instalar na maca e nas vezes seguintes, era para verificar o posicionamento dos sinos tibetanos sobre mim. O toque «que eu senti» vinha mesmo dos sons emitidos pelos sinos.

Embora os sinos também estivessem presentes fisicamente sobre o meu corpo – eu esqueci-me deles pois o relaxamento que a Massagem de Som traz é tão profundo que nos desconectamos do mundo exterior: é apenas dentro de nós que tudo acontece – numa grande paz e tranquilidade. (Contudo, o fato de saber que a terapeuta está ao nosso lado, conduzindo a sessão, também contribuí à este desligamento).

IMG_4875

A MASSAGEM DE SOM E AS MANDALAS

Durante o tempo que vivenciei as sessões de Massagem de Som com Sonia Ardah, paralelamente, eu trabalhei uma mandala dentro de um mesmo tema: para cada sessão, eu traçava uma mandala. Ainda, lembro-me de um fato curioso que cheguei à comentar com a terapeuta: num momento de relaxamento profundo, na 2a e 3a sessões, eu cheguei à "ver" as mandalas se formando em minha mente... Na verdade, essas mandalas já estavam prontas interiormente, a única coisa que fiz foi colocá-las para fora de meu ser ao traçá-las...

Aqui exponho a 1a e 4a (e última) mandala realizadas durante o período de Massagem de Som e é perceptível a evolução. Na verdade, eu notei que ao trabalhar nas profundezas do ser, a Massagem de Som libera energias e bloqueios, transmutando-os positivamente e o resultado final, é a clareza, a sensação de liberdade dentro do ser, de sentir-se leve. Some-se à tudo isso uma grande paz interior.

Esse é um resultado positivo em termos psíquicos mas a velha sabedoria diz «mente sã, corpo são» - por isso, mesmo em casos onde o físico é mais visado, a Massagem de Som só poderá fazer um grande bem. Claro, esta é uma prática que deve acompanhar um tratamento médico (se esse é o caso) e não substituí-lo. Procure sempre conversar com um profissional qualificado à respeito. Não permaneça na dúvida.

Esse trabalho é magnífico. A Massagem de Som de Sinos Tibetanos é um tipo de trabalho de musicoterapia, e por isso, nunca é demais dizer que procurar profissionais qualificados é sempre uma segurança para a pessoa que busca uma ajuda, um caminho de auto-conhecimento ou simplesmente, um momento de bem-estar.

texto de Veruscka Rocha

IMG_4876

Obrigada à Sonia Ardah ter-me permitido expôr este momento da Massagem de Som Peter Hess(c).

Para saber mais sobre este assunto, clique sobre os links abaixo:

MANDALA & SINOS TIBETANOS

MASSAGEM DE SOM COM SINOS TIBETANOS

SONIA ARDAH: MASSAGEM DE SOM E TERAPIA

MANDALA & SINOS TIBETANOS - Diga NÃO à ignorância

 Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

NOTAS:*

1. Sônia Ardah: terapeuta holística e pioneira no trabalho da Massagem de Som com os Sinos Tibetanos no Vale do Paraíba – em Taubaté – e região. Ela é uma praticante diplomada em Massagem de Som Peter Hess (Peter Hess Institut © - diretor do Instituto Peter Hess em Uenzen, na Alemanha e criador da Massagem de Som Peter Hess com os sinos tibetanos.

Você pode saber mais sobre seu trabalho e o instituto aqui: http://www.peter-hess institut.de/component/content/article/36.html

Para contactar Sonia Ardah ou ter mais informações: https://www.facebook.com/sonia.ardah?fref=ts

SONIA ARDAH: soniaardah@uol.com.br

e/ou (012)3026-6429 - (012)9771-7246

IMG_4869

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 962
Publicité