Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
18 novembre 2013

SHITAO, o monge Abóbora Amarga e sua pintura da Regra da Pincelada Única

“A pintura vem do espírito. Quando a pintura vem do espírito, os obstáculos desaparecem.”

SHITAO

IMG_1420

auto-retrato aos 32 anos (algo muita raro na pintura chinesa) e obras de Shitao

SHITAO (1641 – 1719) foi um pintor chinês da dinastia Qing - um dos maiores mestres dessa arte. Ele também foi calígrafo, poeta, arquiteto e paisagista – tudo isso – sendo também um monge budista Chan (o nome do ZEN na China) em sua juventude.

Shitao, 1656

SHITAO - (Last Hike), tinta sobre papel, 1656

Seu nome ao nascer era Zhū Rùojí (朱若极), e seu nome de monge Dàojì (道濟).Ele nasceu em 1642 na província de Guangxi e morreu em 1707 em Yangzhou. No Ocidente, Shitao é conhecido por seu tratado de caligrafia chinesa e pintura sumi-e, «Conceitos sobre a pintura do monge Abóbora Amarga». Abóbora Amarga foi um dos muitos nomes que Shitao adotou ao longo de sua vida (o que era uma prática muito comum na China).

Shitao, Mists on the Mountain, 1656SHITAO - Brumas sobre a Montanha (Mists on the Mountain), tinta sobre papel, 1656

Sua obra, composta sobretudo de paisagens e motivos vegetais, exprime com simplicidade os temas complexos tais como a imensidão do mundo ou a beleza da vida.

Shitao, bamboo shoots

SHITAO - Brotos de Bambu (Bamboo Shoots), tinta sobre papel, 1679

O estilo de Shitao rompe com todos os estilos que vieram antes dele; ele constituí um jogo infinito de referências. Suas obras se caracterizam por uma profusão de manchas, riscos e traços – restituíndo o espírito do lugar num espaço pictural por formas que ele mesmo imaginava e organizava.

the-crosses-torrent-1699SHITAOSHITAO - Atravessando a Correnteza (The crosses torrent), tinta sobre papel, 1699

As obras de Shitao são essencialmente realizadas com nanquim (ou tinta-China), pura ou diluída (para se obter graduções do claro ao escuro), aplicadas com a ajuda de um pincel de caligrafia chinesa.

Shitao, Duas Flores Conversando

SHITAO - Duas Flores Conversando (Two flowers in conversation), tinta sobre papel, 1694

Shitao estabelece a Regra da Pincelada Única, que é a origem de todas as coisas, raiz de todos os fenômenos. Sua função é manifesta pelo espírito. A Regra da Pincelada Única deve ser estabelecida pelo próprio.

A base do método da Pincelada Única reside na ausência de regras que, por sua vez, produz a Regra, assim a Regra engloba a multiplicidade de regras.

Onde quer que o espírito esteja, a regra o refletirá.

Shitao-Bamboo_Stone_and_Plum_Blossoms, 1679

SHITAO - Bambu, Pedra e Flores da Ameixeira (Bamboo, Stone, and Plum Blossoms), tinta sobre papel, 1679

Para saber mais sobre Shitao e sua Regra da Pincelada Única, eu indico o livro de referência neste assunto, escrito por Pierre Ryckmans – «Les Propos sur la peinture du moine citrouille-amère, Ed. Plon, 2007» - que traduzindo em português ficaria «Conceitos sobre a pintura do monge Abóbora Amarga» de SHITAO, onde ele expõe a Regra da Pincelada Única. Eu li a edição francesa e sinceramente, eu não sei se agora, neste exato momento em que você esteja lendo este texto, uma versão desse livro em português já tenha sido editada no Brasil. Pessoalmente, eu considero  este livro como um dos melhores livros de filosofia e estética artística que eu ja li até agora - além de trazer uma grande profundidade espiritual na Arte.

IMG_1419

Shitao foi um mestre, um visionário e nos deixou um imenso legado! Em apenas um traço, ele soube ver o TODO, o TUDO.

The Melons, 1707, SHITAOSHITAO - Os Melões (The Melons), tinta sobre papel, 1707

A Arte não está separada do artista, ao contrário, o artista só pode produzir aquilo que ele é e essa é a razão de porquê o artista deve sempre buscar o seu crescimento interior com muita integridade. A Pincelada Única reflete essa integridade e, então, a verdade do artista. O traço jamais mente.

texto: Veruscka Rocha

SHITAO - Paisagem das Quatro Estaçoes (Landscape of the Four Seasons)

album de 8 folhas, tinta sobre papel, 21 x 31.4 cm,  1707, the Metropolitan Museum of Art, New York

Shitao, Landscape of the Four Seasons 1

Shitao, Landscape of the Four Seasons 2

Shitao, Landscape of the Four Seasons 3

Shitao, Landscape of the Four Seasons 4

Shitao, Landscape of the Four Seasons 5

Shitao, Landscape of the Four Seasons 6

Shitao, Landscape of the Four Seasons 7

Shitao, Landscape of the Four Seasons 8

Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu !

Nota: Deixo aqui dois vídeos que falam de Shitao, de sua vida e de sua obra. Infelizmente, os vídeos não estão em português (mas em francês); porém, ele possuí magníficas imagens da obra de Shitao que vale à pena serem vista.

Shitao - 1ère partie

Shitao - 2ème partie

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
G
Gratíssima amada irmã da luz,encontrei nesse artigo uma versão de mim,<br /> <br /> que tinha certeza que existia,<br /> <br /> Só um ser de muita luz, divide tudo que sabe com tanta amorosidade.<br /> <br /> Te desejo paz, além de toda compreensão<br /> <br /> Receba um abraço de anjo;
Répondre
I
Belíssima exposição e comentários, parabéns. Quero aprender mais da arte chinesa e japonesa
Répondre
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 944
Publicité