Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
2 novembre 2013

ARTETERAPIA - mas o que é isso? - PARTE 2 (Arteterapia & Arteterapeuta)

IMG_4903

Veja AQUI a Parte 1

Parte 2 - ARTETERAPIA e ARTETERAPEUTA

A Arteterapia engloba várias técnicas e possibilidades de criação no campo das artes; o que permite uma escolha variada do proceder artístico que será utilizado para uma sessão de Arteterapia. É importante saber que «cada arte» contém suas próprias características e que este fator deve ser levado em conta tanto pelo arteterapeuta (no momento de preparar a sua sessão de arteterapia) quanto pelo paciente (no caso deste vir à ter uma certa liberdade de escolha).

Minha primeira formação é de Artes Plásticas, por isso, meu trabalho de arteterapeuta concentra-se na prática plástica - o que é natural.

O arteterapeuta deve ter uma preparação e conhecimentos qualificados e reais no campo artístico para poder exercer o seu trabalho de arteterapeuta com segurança. E claro, uma formação de arteterapeuta deve ser exigida para exercer esta profissão. A Arte e a psicologia trabalham juntas visando o melhor para o indíviduo.

IMG_4933

Não se trata de um curso de desenho ou pintura, ou ainda, uma criação artística tal qual imaginamos ao pensar num artista. O trabalho de Arteterapia é um trabalho onde a Arte é o suporte para que o indíviduo possa «expressar-se» sob o acompanhamento de um profissional qualificado, no caso, o arteterapeuta. Este, recebe as produções artísticas de seus pacientes sem nenhum julgamento e os orientam na sua busca interior.

A Arteterapia pode ser utilizada por todos aqueles que buscam conhecer-se mais profundamente. Ela também pode ser utilizada em casos mais complexos, por exemplo, algumas patologias clínicas onde um acompanhamento médico ou mesmo de outros profissionais no campo da psicologia ou da psiquiatria é exigido.

IMG_4904

A Arteterapia pode e vem sendo utilizada na reinserção de pessoas excluídas da sociedade ou que possuem alguma dificuldade no contato com o outro. Ela também é recomendada para indíviduos com grande dificuldade de expressão verbal, onde geralmente, o fato de falar com o outro, se apresentar, etc pode vir à ser algo assustador.

A Arteterapia é também especialmente aconselhada com crianças que, por vezes, não sabem exatamente como colocar em palavras o que sentem ou o que vivem (seja pela falta de maturidade verbal ou ainda, por outro motivo).

Na verdade, a Arteterapia oferece uma possibilidade ilimitada de recursos e é aconselhada para os casos mais variados e para TODOS - seja em grupo ou individualmente.

IMG_4897

No caso de dúvida, informe-se mais sobre a Arteterapia através de livros, artigos, internet e/ou converse com um arteterapeuta.

 Se você gostou do blog, desse artigo, deixe seu comentário, uma palavrinha, um sorriso. Deixe sua opinião. Vou gostar muito de ter um retorno seu!

IMG_4450

Publicité
Publicité
Commentaires
Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
Publicité

tempo de mandala

Tempo de Mandala - Mandala, Arte & Arteterapia
  • Sou Veruscka Rocha, artista e arteterapeuta. Este blog trata sobre Mandalas, seu universo e seu uso em Arteterapia - que é como trabalho com elas. Além disso, você também terá Arte, cultura, beleza e atividades de auto-conhecimento. Seja bem vindo!
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Newsletter
Archives
Visiteurs
Depuis la création 488 557
Publicité